Giffgaff

Get a free giffgaff Sim

Quidco

I love Quidco

20 dezembro 2008

Debrand Nokia BB5

Boas!
Hoje vou explicar como retirar aquelas imagens, sons, publicidades que as operadoras põem nos softwares dos telemóveis Nokia.
As operadoras normalmente enchem o firmware original com imensa tralha que só poe os telefones ainda mais lentos.
Pior ainda quando sai uma nova versão do software lançado pela Nokia, ficamos impedidos de obter essa nova versão pois o nosso telefone está alterado pela operadora e não permite obter logo esse updates. Por norma só meses mais tarde se consegue!

Este processo de repor o software original Nokia no telemóvel chama-se de Debrand ou seja de retirar as menções à marca (Vodafone, TMN, Optimus ou qualquer outra!)

Cá vai então!!

Antes de mais avisar que devem primeiro guardar tudo o que tenham no telemóvel pois vai ser instalado um novo software, ou seja o telefone vai ficar como se viesse novo na caixa, ou seja sem nada de imagens e contactos ;)

Precisam primeiro de obter estas duas ferramentas:

Nemesis Service Suite (NSS)

Nokia Software Updater

E precisam claro do cabo USB do vosso telemóvel ;)

E precisam deste ficheiro para depois encontrarem o Product Code certo para o vosso telemóvel.
Pera Português têm de escolher um EURO 1.


- Primeiro passo é instalar essas duas aplicações.
- Depois liguem o cabo USB ao pc e ao telemóvel para que o windows o detecte.
- Abram o programa que instalaram, o Nemesis Service Suite:



- Depois cliquem no canto superior direito onde diz “Scan for new device” como onde indicado:



- Depois cliquem no botão com um telemóvel onde diz "Phone Info".

- Carreguem onde diz "Scan".

- Procurem o product code para o vosso telemóvel no ficheiro "Lista_Product_Codes" (atenção para lingua portuguesa escolham um product code EURO1 para o vosso telemóvel) e ponham no sitio indicado e marquem o visto no "write" para poderem escrever o novo product code.
Este é o product code da versão que nos interessa, sem o branding das operadoas. É o original da Nokia!



- Carreguem no botão de "Write" e aguardem que o programa grave o novo product code no telemóvel.



- Quando tiver escrito basta fecharem o Nemesis Service Suite e abrirem o Nokia Software Updater.



- Sigam os passos e vão ter o telemóvel actualizado com a última versão de software original da Nokia e sem as tretas que as operadoras lá poêm.





E pronto têm o telemóvel sem publicidades das operadoras e actualizadíssimo :)

21 comentários:

Cris disse...

Ora boas, adorei este post, mas agora tenho uma duvida. Eu tenho o Nokia 6600 e esse não tem cabos para ligar ao PC, haverá outra forma de conseguir fazer a ligação através do programa que falas no post? Abraço e aguardo resposta...

Anni Dória disse...

Tenho o meu N70 desbloqueado e actualizado.. mas quando ponho o cartao vodafone ( originalmente era um tlm bloqueado à optimus )nao consigo aceder à internet nem mandar mms/ receber mms.. como poderei resolver isto?? ( anni.skywalker@gmail.com)

Luís disse...

Mt Fixe.

Só 1 dúvida: Isto desbloqueia tb o tlm ou limpa só as imagens e publicidade da marca?

NoNick disse...

Respondendo a todos:

----------------------
Sem cabo é impossível :S


----------------------
Para obter as definições o melhor sempre é contactar a operadora.
Eles enviam as definições grátis.

-----------------------
Isto não desbloqueia o tlm.

Miguel disse...

Bom ano!

Sabes dizer se para o E71 o código é o CODE: 0558789: RM-346 EURO E2 PORTUGAL GREY STEEL
ou
CODE: 0561097: RM-346 EURO E2 PORTUGAL WHITE STEEL

uma vez que dizes que a zona de código tem de ser EURO1!

Obrigado

(na lista que disponibilizas não está o E71)

FXX disse...

Eu tenho um Nokia 6110 Navigator TMN tinha a última actualização disponivel v4.22 segui todos estes passos e apareceu que ia instlar para a v6.01, grande diferença, actualizou tudo até ao fim depois quando se ligou meti o PIN e agora aparece a seguinte mensagem: "Falha no arranque do telefone Contactar retalhista" Parece que deu em porcaria...

Xavier disse...

Boas! O blog ta muito fixe e tens ai uma boa explicaçao mas tenho 2 duvidas...esse programa tambem funciona p os sony ericsson?e o ficheiro para o product code é o mesmo ou tenho de procurar outro?
Abraço e aguardo resposta...

António disse...

A lista de códigos não aparece lá para o NOKIA 6210 Navigator!!

será possivel arranjar esse codigo?
cumprimentos
ACosta

Carlos Veneza disse...

Boas, gostei bastante do blogg, esta bastante ilucidativo.
Tenho apenas uma questao, fiz isso tudo , mas o x sim deixou de funcionar , ele aceita outro cartao mas nao apanha rede.

fico aguardar resposta nepttunus@gmail.com

abraço

Carlos Veneza disse...

Gostei muito do posto tudo bem explicado, tenho so uma questao. o telemovel e bloqueado a tmn , e estava a usar um x sim para funcionar na vodafone é um n95, so que depois de fazer isto deixou de apanhar rede.

kingtaz disse...

eu fiz como ai dix
meti para o n81 8gb o codigo do euro1 e quando acabou de actualizar pediu pra meter o pin e depois de o aceitar dix que é impussivel de iniciar o telemovel e pra contartar o retalhista!! e nem me acuza o n81 no pc, senao eu metia o codigo antigo e voltava a actualizar. alguem me pode ajudar??

Jota disse...

Eu segui as instruções «à risca» e fui bem sucedido com o E66. No entanto, apanhei um susto. Depois de fazer o backup no PC Suite, fiz a operação de debranding na boa, com o Nemesis.
Acontece que o backup tinha também as configurações. Quando passei tudo, o telemóvel reiniciou e deu o aviso «problemas no arranque. contacte o vendedor». Depois de grande esfoço, com os quatro dedos, consegui carregar em simultâneo nas teclas verde, power, 3 e *... deu resultado... Ligou em modo off line. Claro que depois ao passar os dados, não passei as configurações.
Tenho tudo na boa e já com o último firmware... 210.21.007, de 27-02-2009

Pedro Neves disse...

Ola

Gostaria de saber se alguem já consegui resolver o problema do X-sim não apanhar rede.
Tenho um N95 8G comprado em Espanha e trabalhava em Portugal com o X-sim (qualquer operadora) mas após a actualização para a versão 31.0.015o Tlm não apanha a rede o cartão esta bom px já o experimentei noutro Tlm.

Se ajudarem ficarei grato
neves_loiro@hotmail.com

Christof disse...

encontrei uma solução para o problema "falha, contactar retalhista"
quando o tlm estiver a ligar carregar simultaneamente e manter pressionadas as seguintes teclas:

tecla verde
3
*

o tlm inicia normalmente com as caracteristicas de origem

Leandro disse...

Fiz a atualização do E51, e qd fui restaurar os arquivos deu o mesmo pau da galera: "falha no arranque, contactar retalhista". É só fazer o que Christof disse,
ligar mantendo pressionadas as seguintes teclas:tecla verde 3 *

Inté e boa sorte!

Rui disse...

boa noite a todos e tou a precisar de ajuda o problema e o seguinte:tenho um nokia 6210 navigator k originalmente era de uma rede francesa a orange depois de desblokea lo ponho um cartao vodafone e funciona mas so para chamadas e mensagens de texto tudo o resto nao funciona kuando o ligo ou desligo vem sempre a imagem da orange e nao assede a internet nem o gps funciona simplesmente porke continua la a orange o k posso fazer para polo a funcionar como deve ser? o meu maikl e pilatrix@gmail.com

ZM disse...

Boas Noites

Tenho um n81 desbloqueado que anteriormente era optimus.Apliquei lhe a alteracao do product code e apos tentar fazer o update ao firmware detecta a respectiva versao mais avançada e procede ao download do mesmo mas acontece que nao instala...o telefone desliga e o programa pede para voltar a conectar mas repete isto vezes sem conta!

Alguma sugestao ?

Nuno disse...

Boas!
Tenho um Nokia N95 desbloqueado (era da vodafone)...
Fiz tudo certinho como dizes e quando stá tudo terminado e ligo o tlm continua a aparecer no inicio (quando ligo e desligo o tlm) a publicidade da vodafone...


Não era suposto isto ter desaparecido?

Be disse...

ora bem fiz tudo e deu tudo ok (nokia 7210 navigator)
ao actualizar software do telemovel a ligaçao do cabo desliga-se dp volta a ligar se e da problemas c a instalaçao...

olhoazul70 disse...

Boa tarde. Foi-me dado o nokia 6110 navigator mas adquirido no luxemburgo mas acontece que queria meter idioma em pt e não tem. Conseguem-me ajudar?

olhoazul70 disse...

Boa tarde. Foi-me dado o nokia 6110 navigator mas adquirido no luxemburgo mas acontece que queria meter idioma em pt e não tem. Conseguem-me ajudar?